Casa na praia ganha espaço funcional que privilegia as plantas nativas da região

Vanessa Féres in natura

Nomeado “Casa da Mangueira”, o projeto da arquiteta Vanessa Féres tem como destaque uma majestosa árvore de mangueira, que foi o ponto principal na concepção da casa na praia, localizada em Maresias, para uma família apaixonada pela natureza.

Visando a total preservação do ambiente natural, o projeto de quase 400 m2, não derrubou nenhuma árvore e para valorizar a tão amada mangueira, Vanessa Féres dividiu o terreno em dois blocos com acesso exclusivamente por meio de uma passarela suspensa coberta, que envolve a árvore e cria um espaço de contemplação em volta dela.

Pensando no perfil e necessidades da família, a arquiteta criou uma atmosfera descontraída, que integra as áreas internas e externas, de modo que o entorno paisagístico passou a fazer parte da residência.

Uma varanda coberta é o espaço principal de convivência, entretanto os ambientes íntimos da casa possuem a necessária privacidade, num bloco reservado. Na área de lazer foi construída uma piscina revestida de pastilhas e piso em deque, assim como uma churrasqueira para momentos em família.

A presença de madeira maciça como principal material de acabamento deu uma aparência praiana à casa, sendo que juntamente com a ampla utilização de vidro, a construção ficou totalmente integrada à paisagem.

Um detalhe muito interessante do projeto, é que o próprio cliente elaborou o paisagismo, em função de sua ligação com o local e entendimento das plantas nativas que melhor se adaptam à região. Dessa maneira, o espaço sempre recebe convidados especiais, como tucanos e macacos.

Contato:
Vanessa Feres Arquitetos Associados
(11) 2539-7083
https://www.vanessaferes.com.br/