O principal desejo para a reforma era a integração total dos ambientes para ganhar amplitude e funcionalidade

 

Pátio de luz pelo Studio AG

A casa foi idealizada para um jovem casal, recém-casado, que adora receber. Ela arquiteta (Amanda Castro) e o marido dono de restaurante. O principal desejo era a integração total dos ambientes para ganhar amplitude, já que a antiga casa era muito pequena e segmentada. Queriam uma cozinha aberta, um jardim para que pudessem estar junto dos amigos e que a casa fosse muito bem iluminada e arejada.

O que possibilitou a reformulação total da planta foi tornar a casa geminada dos dois lados, abolindo o corredor de serviço lateral e fazendo com que esse espaço se integrasse ao novo layout. Ao mesmo tempo reforçaria ainda mais a necessidade de trazer luz e ventilação de outras formas para a casa. Criou-se então um pátio interno que funciona como um clarão, e para reforçar a incidência de iluminação natural retiramos o beiral do volume dos fundos da casa.

A sequência de vigas transversais usadas para travar a estrutura da casa após a demolição das antigas paredes de sustentação revelam o esqueleto da construção original.

Deixar as novas vigas aparentes evidenciou o contraponto entre a planta original segmentada e a integração de ambientes característica do estilo de vida contemporâneo.

Assim, foi possível manter a memória da antiga casa de vila e, ao mesmo tempo, criar uma morada com a cara do jovem casal, sempre pronta para receber amigos.

Como a circulação lateral que servia como entrada de serviço da casa foi dispensada, buscamos luz natural por meio de um pátio interno entre a cozinha e a churrasqueira, que deu continuidade entre as áreas interna e externa. Ali, um jardim vertical trouxe o verde de fora para dentro.

Com o deslocamento da escada, foi possível fazer uma generosa redistribuição dos cômodos no pavimento superior. Ampliamos os quartos e incluímos um banheiro e uma passarela de vidro que conecta o deck à área íntima.

Ficha:
Casa APR
São Paulo -SP
150m²
Projeto de Arquitetura e Interiores: Studio AG Arquitetura
Projeto de Iluminação: Studio AG Arquitetura
Engenharia: GKS Engenharia Civil
Projeto Instalações: GKS Engenharia Civil
Principais fornecedores: Engecusto (estrutura metálica, serralheria e marcenaria), JCS (marcenaria), Jmar (esquadrias alumínio).

Contato:
Studio AG Arquitetura
(11) 3031-2488
https://www.studioag.arq.br