Smart City Laguna oferece soluções inteligentes para moradia na Região Metropolitana de Fortaleza

Smart City no Ceará

Com a proposta de suprir parte do déficit habitacional na Região Nordeste, o Grupo Planet investiu cerca de US$ 50 milhões em operações incluindo a construção da Smart City Laguna, primeira cidade social inteligente do Brasil, localizada em São Gonçalo do Amarante (CE), na Região Metropolitana de Fortaleza.

O empreendimento que comportará cerca de 25 mil pessoas, foi financiado com recursos próprios e está sendo edificado pela empresa brasileira SG Desenvolvimento, cujos sócios fundadores tem 25 anos de experiência no mercado imobiliário e na construção civil nacional e internacional.

As cidades inteligentes têm conseguido equilibrar alto padrão de infraestrutura, inteligência, inovação, tecnologia, inclusão social e acessibilidade em um único espaço, promovendo a qualidade de vida dos moradores.

A Smart City Laguna é um ótimo exemplo de empreendimento social sustentável e seu projeto apresenta diversas soluções que facilitam a vida dos moradores e incentivam a economia compartilhada.

Destaques da Smart City – A Iluminação pública inteligente é realizada por meio de luminárias de LED. Entre as vantagens está a economia, com redução de cerca de 70% do consumo, comparado com as lâmpadas de vapor de mercúrio. Essa tecnologia é mais sustentável, requer menos manutenção e gera maior conforto visual e segurança, contribuindo para que os moradores possam ter um desempenho visual melhor do que acontece no ambiente.

É importante ressaltar que toda a Avenida Imperial, principal via da Smart City Laguna, possui Rede Elétrica Subterrânea, bem como em toda a segunda etapa, ainda em desenvolvimento, como resultado da parceria estabelecida com a ENE

Bacia de retenção de água da chuva – A lagoa é uma bacia de retenção de água da chuva, onde é mantida um manancial permanente. Dimensionando-a adequadamente, volumes maiores de água podem ser temporariamente retidos. O uso dessa solução contribui também no auxílio da drenagem profunda de água pluvial que é direcionada à Lagoa.

Hortas urbanas – As hortas urbanas podem ser um elemento importante no contexto de uma proposta de cidade inovadora. A resposta da comunidade à inclusão de hortas depende das condições socioeconômicas e ambientais de cada local.

As vantagens que podem resultar dessa prática são: melhorias na questão sanitária (frescor e qualidade dos alimentos), início e consolidação de práticas de socialização, redução do consumo de energia resultante do ciclo de compras fora do ecossistema urbano (alimentos, transporte) e economia (devido ao autoabastecimento de alimentos).

Rede elétrica subterrânea – Toda cidade, seja ela nova ou sujeita a grandes obras de renovação, deve ser equipada com uma infraestrutura física de multisserviço. Uma dessas infraestruturas consiste na fiação subterrânea: espaços de instalação adequados, com dutos embutidos separadamente no solo e pontos de acesso.

Em Laguna, a Avenida Imperial, principal via da cidade, foi totalmente projetada com a rede elétrica subterrânea. Além disso, toda a segunda etapa da cidade contará com essa solução. Tal sistema evita problemas de descarga na rede elétrica, reduz os riscos de queda de raios e contribui na estética da cidade.

Hub de Inovação – É o coração social do projeto, um lugar onde seus moradores podem experimentar e aprender com uma seleção de produtos inovadores adequados à cidade. É uma oportunidade para conhecer as vantagens que as inovações podem trazer para o dia a dia, além de ser sede da biblioteca, do cinema, cursos de ingles e promover processos de alfabetização tecnológica – tudo gratuitamente.

O Hub tem como objetivo apresentar as novidades propostas para a Smart City, que podem vir a ser implementadas no futuro. A cidade será vista como um parque tecnológico difundido que atrairá investimentos e gerará retornos econômicos para residentes e investidores.

Sistema de controle da qualidade do ar – Entre os vários sistemas de controle da qualidade do ar, existem unidades de coleta de dados que podem ser instaladas em pontos estratégicos da cidade. A coleta de dados sobre os vários poluentes é enviada periodicamente para um centro de controle, que organiza a visualização desses dados em pontos interativos instalados em diveros locais da Cidade Inteligente. Dessa forma, os cidadãos podem monitorar a qualidade do ar e implementar ações de Centro administrativo do bairro

Beacon – Aparelhos de proximidade que permitem o recebimento de informações úteis de maneira rápida e fácil no celular.

Carona comunitária – Através do aplicativo PLANET App, um usuário disponibiliza o próprio veículo para que outros usuários, tendo que fazer o mesmo trajeto, contribuam com quantias adequadas para cobrir uma parte das despesas.

Dispositivo para a segurança pessoal essa função do aplicativoda PLANET, permite relatar situações perigosas, solicitar ajuda e/ou resgate e ainda ativar um círculo de pessoas em caso de necessidade, entre outras funções.

Rastreador de crianças – Dispositivo que permite monitorar as atividades das crianças na Cidade, a ferramenta que é paga já está a disposição dos moradores, outras atividades estão a disposição dos usuários gratuitamente.

Automação residencial – Garante um controle constante da casa de forma remota, permitindo ligar e desligar dispositivos domésticos, monitorar o consumo e verificar se tudo está seguro.

Eletrodomésticos cada vez mais autônomos e sistemas personalizados que podem ser controlados remotamente. A ferramenta que é paga já está a disposição dos moradores, outras atividades estão a disposição dos usuários gratuitamente.

Diretrizes de boas práticas – O consumo também depende do estilo de vida dos cidadãos, que muitas vezes adotam comportamentos errados simplesmente pela da falta de informação. Por isso, prevê-se a criação de diretrizes que promovem mudanças de estilos de vida, incentivando a redução do consumo e aumentando a sensibilidade de empresas, estabelecimentos públicos, alojamentos, escolas e associações. A implementação pode ocorrer por meio de cartazes em áreas públicas e kits de boas práticas entregues a seus moradores.

Gestor social – Gestor social é responsável por facilitar a constituição de grupos nos bairros e fornecer ferramentas de planejamento e governança, que facilitem o compartilhamento de serviços e experiências entre os moradores. Fornece informações e suporte para que ocorram cursos, treinamentos em grupo, organização de eventos e tudo relacionado à interação social entre os cidadãos. Trata-se de uma equipe qualificada, capaz de estimular o envolvimento dos moradores no cuidado das áreas comuns.

Biblioteca de objetos – A biblioteca de objetos é um espaço físico onde é possível alugar ou trocar objetos e equipamentos específicos que não são usados diariamente. Como alternativa ao descarte dos objetos que não são mais necessários, a biblioteca oferece a possibilidade de emprestá-los, disponibilizando-os para a comunidade. É uma ferramenta de economia compartilhada que incentiva seus moradores a recuperar, reciclar e reutilizar objetos.

Troca de livros – A troca de livros é estruturada de forma que qualquer pessoa com algum livro possa deixá-lo em um local predefinido para que possa ser lido por outras pessoas. O projeto visa estimular as relações sociais dentro do condomínio/bairro, onde a venda ou troca de um livro possa se tornar uma oportunidade de adquirir conhecimento ou dialogar com outras pessoas. O único elemento necessário para a iniciativa é um local de armazenamento, acompanhado de um sinal que mostre uma breve descrição da prática proposta.

Contato:
Smart City Laguna
(11) 4130-5644 / (85) 3067-8505
https://smartcitylaguna.com.br/