Projeto inovador da Cabe Arquitetos transforma galpão industrial em núcleo educacional

Requalificação de galpão pelo Cabe

O escritório Cabe Arquitetos classificou o projeto RETROFIT SUSTENTÁVEL – Requalificação de Galpão Industrial para abrigar nova sede de escola infantil – Categoria Profissional – Modalidade Institucional, na primeira etapa do VI edição do Prêmio Saint Gobain de Arquitetura Habitat Sustentável.

A proposta foi uma solução para o antigo galpão, que estava fora de uso, preservando o patrimônio histórico e a característica industrial do local e da cidade, com uma renovação eficiente para a nova sede da Escola Equilibrium, núcleo de educação bilíngue, em São Bernardo do Campo (SP), direcionado para crianças entre zero e 6 anos.

O foco era a adaptação e melhoria das estruturas, em função do conforto e ampliação das possibilidades de aproveitamento do antigo edifício, para transformar o espaço em um ambiente sustentável, para os usuários e o entorno, ampliando a qualidade de vida.

“Tanto os processos de construção, quanto o objetivo da instituição, guiou o desenvolvimento do projeto, assumindo um caráter educativo e a responsabilidade ambiental, na convergência entre o meio sustentável construído e o processo educacional das crianças”, explica Marcos Cardone, arquiteto e sócio-diretor da Cabe.

A opção foi por revitalizar o galpão industrial já existente, ao invés de sua demolição. Foi realizada uma análise detalhada, evitando desperdícios ao longo do processo da obra, com reaproveitamento, adequação à sustentabilidade em termos de eficiência e conforto térmico, acústico, visual, para garantir o bem-estar dos usuários.

Também se criou uma ocupação permeável verde, de 70% da área externa, com paisagismo interativo, com diversas espécies, capaz de estimular um vínculo afetivo com as crianças.

Princípio sustentável e pedagógico – Para viabilizar a necessidade do aumento no número de salas de aula da escola e ampliar a relação cotidiana dos alunos com o meio exterior, optou-se pela implantação de containeres. Em sintonia com o plano pedagógico, foram definidos quatro núcleos de atividades com o objetivo de colocar em prática os princípios de sustentabilidade.

Cada núcleo foi composto por um conjunto de dois containeres reparados, unificados por uma cobertura translúcida, e por uma área livre ao seu redor, que propicia programas de atelier e sociais e/ou motoras, com a intenção que ensinamentos realizados no interior se complementassem no exterior e vice-versa.

Dessa forma, a principal característica de cada ambiente é a flexibilidade, podendo receber diversos usos de acordo com as atividades programadas, além de serem estruturas adaptáveis para diversas funções, caso haja necessidade de expansão da escola.

A circulação foi outro ponto de destaque. As duas quadras poliesportivas, ao lado do pátio de eventos, se transformam em um espaço ideal para festas e atividades realizadas junto aos pais e familiares dos alunos.

Para iluminação e ventilação natural foram criadas aberturas na fachada, sobrepostas, painel metálico perfurado, que controla a incidência de raios UV, além de servir como elemento unificador do edifício e proporcionar uma base para a identidade visual do cliente e garantir a segurança dos usuários da escola.

Um aspecto essencial para a concepção do projeto foi a prevenção e controle de seus impactos ambientais, durante e pós-implantação. A obra foi planejada em todas as etapas da edificação, especificando-se materiais e técnicas construtivas rápidas e secas, garantindo a qualidade de trabalho da equipe, a rapidez e a sustentabilidade através da diminuição do consumo de água para obra e do descarte de resíduos.

Além disso, a redução e reutilização de materiais existentes no galpão geraram soluções criativas para a confecção de equipamentos, que poderão ser utilizados pedagogicamente para o ensino consciente.

Ficha:
Equipe
• Autor do projeto: Marcos Cardone
• Design conceitual: Laura Cardone
• Coordenação Técnica: Célia Bertazzoli
• Design Gráfico 3D: Carla Andrade
• Detalhamento de Projeto: Natalia Merloti
• Pesquisa de materiais: Jéssica Correia

Fornecedores
• Maxi Paint do Brasil / • Placo / • Isover / • Brasilit / • Cebrace / • Perfilor / • Braston / • Weber / • Ecophon / • Gabbinetto Breton

[Ver Projeto]

Contato:
Cabe Arquitetos
(11) 5589-5199 / 5584-5277
https://www.cabearquitetos.com/