[Agenda] Durante os dias 03 e 04 de junho, toda a comunidade poderá conhecer os principais problemas ambientais e urbanos do município

Diagnósticos socioambientais no Mackenzie Campinas

Gratuito, o evento contará com palestras sobre sustentabilidade; visita programada aos laboratórios e inauguração do Discovery-Mackenzie

Como parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado no dia 05 de junho – a Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas (Av. Brasil, 1.220, Jardim Guanabara) promove um grande evento em prol do tema.

Trata-se do Conhecer para Cuidar, o qual será realizado nos dias 03 e 04 de junho, a partir das 9h30. Por meio dos alunos de extensão da Universidade, sob a coordenação dos professores, o encontro irá promover um grande debate acerca dos principais problemas urbanos e de sustentabilidade de Campinas e região, com a exposição de painéis de diagnósticos/problemáticas e possíveis soluções.

Além disso, os visitantes terão a oportunidade de participar de palestras sobre sustentabilidade, prestigiar a inauguração do Discovery-Mackenzie, realizar visitas monitoradas aos laboratórios de engenharia e apreciar apresentações m usicais.

O evento é considerado extremamente relevante para reforçar o debate acerca do crescimento sustentável e equilibrado por meio dos ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015, compostas por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030. Os ODS abrangem questões de desenvolvimento social e econômico.

“No Conhecer para Cuidar vamos trabalhar os dez ODS mais direcionados ao Brasil e, sobretudo, aqueles focados na Região Metropolitana de Campinas (RMC), com aproximadamente 20 municípios.

Os ODS estão sendo trabalhados na direção dos cidadãos, do bem-estar, da sociedade e também do ganho da economia, mas com sustentabilidade e equilíbrio. Portanto, é possível haver êxito econômico e ser sustentável”, esclarece a professora e coordenadora do evento, Rosani Novaes.

Painéis de Diagnóstico – Para desenvolver o Conhecer para Cuidar e retratar fielmente as necessidades da população e do meio ambiente local, os alunos foram às ruas a fim de praticar o tripé da sustentabilidade: ver, julgar e agir. Sob a coordenação de quatro professores, de diferentes áreas, os doze alunos (que atuam diretamente no projeto) elaboraram painéis de diagnósticos acerca dos seguintes objetivos:

• Saúde e bem-estar – assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
• Educação de qualidade – assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
• Água limpa e saneamento – garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos;
• Energia limpa e acessível – garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos;
• Trabalho de decente e crescimento econômico – promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos;
• Inovação infraestrutura – construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação;
• Cidades e comunidades sustentáveis – tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
• Ação contra a mudança global do clima – tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;
• Vida terrestre – proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
• Paz, justiça e instituições eficazes – promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Diante desses diagnósticos/problemáticas, a comunidade, alunos (inclusive estudantes convidados do ensino médio de escolas públicas da cidade), professores, representantes do governo e da sociedade civil poderão ter acesso a essas análises a qualquer momento, pois os painéis ficarão expostos permanentemente nas dependências da Universidade para visitação pública e gratuita.

Durante o evento, em rodizio de plantão, os próprios idealizadores dos painéis estarão à disposição para esclarecimentos. Rosani esclarece que nos próximos meses, os alunos vão praticar a etapa do agir, isto é, apontar possíveis soluções e caminhos para resolver os problemas diagnosticados. “Sem dúvida, essa ação é fundamental para nortear o poder público em busca das melhores maneiras de equacionar as problemáticas apresentadas, independentemente da ideologia política e da continuidade ou não do atual gestor, uma vez que os sucessores terão esses diagnósticos à disposição”, reforça a coordenadora do evento.

Ao longo do Conhecer para Cuidar, professores e especialistas vão palestrar reforçando os principais conceitos sobre sustentabilidade. Inclusive, durante o primeiro dia, haverá um Laboratório Móvel da Sanasa (Companhia de água e Saneamento de Campinas) no campus, cuja finalidade será realizar a demonstração de consumo consciente e novas tecnologias sustentáveis (Parceria com Órgãos Públicos).

Discovery-Mackenzie: Exclusivo local de estudo e reflexão – Outro momento bastante aguardado é a inauguração do Discovery-Mackenzie Campinas. Com a participação do Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), o Mackenzie Campinas irá inaugurar uma filial do Discovery-Mackenzie.

Sucesso na unidade de São Paulo (Higienópolis), o Discovery- Mackenzie promove estudos científicos focados em complexidade e informação na busca de evidências que apontem para a ação de processos naturais ou design inteligente na natureza, explorando as implicações dessas descobertas para a relação entre ciência e sociedade, incluindo a fé. Para este fim, coordena ações que fomentem a pesquisa científica e sua divulgação, organiza encontros científicos e cursos de capacitação, e produz materiais de divulgação científica e de cunho educacional, mantendo intercâmbio de conhecimento e pessoal com o Discovery Institute – USA e outros centros afiliados.

Rosani ressalta que o Discovery promoverá estudos científicos, reflexões e debates sobre qualquer tema, inclusive acerca dos ODS e demais problemas socioambientais da região de Campinas.

Programação do evento
03 de junho
09h30 – Abertura- Prof. Ms. Gilson Alberto Novaes- Diretor CCT
09h40 – Reflexão Bíblica – Capelão – Rev. Alexandre Antunes Pereira
10h00 – Palestra – Sustentabilidade na RMC Dr. Rogério Meneses- Secretário Municipal do Verde
11h00 – Abertura oficial
• Exposição – Conhecer para Cuidar – Estratégias colaborativas de Manejo e Governança do Meio Ambiente Urbano na RMC
• Inauguração do DISCOVERY MACKENZIE CAMPINAS Magnífico Reitor da Universidade – Dr. Benedito Guimaraes Aguiar Neto
11h30 – Relato – Compromisso Mackenzie com a Sustentabilidade – MAR e outros Projetos Socioambientais. Profa. Ms. Rosani F. de F. Novaes.
12h00 – Visita Monitorada. Laboratórios das Engenharias
14h00 – Visita Monitorada – Exposição e Laboratórios das Engenharias
17h30 – Palestra – Compliance Ambiental Dra. Renata Franco de Paula Gonçalves Moreno.
18h30 – Visita Monitorada – Exposição e Laboratórios da Engenharias 21h00 – Música na Praça de Alimentação

04 de junho
09h10 – Música na Praça de Alimentação
09h20 – Visita Exposição. 1
10h00 – Palestra – ODS nas políticas públicas e nas ações cidadãs Sérgio Hornink
11h00 – Palestra – A sustentabilidade natural e extremamente inteligente da vida no planeta terra – Prof. Dr. Marcos Eberlin
14h00 – Visita Monitorada – Exposição e Laboratórios das Engenharias
17h00 – Palestra –Sustentabilidade na Tetra Pak e os desafios da indústria. Marcus Vinicius Fattor.
17h40 – Palestra – Governança e Segurança Hídrica Dra. Alexandra Facciolli Martins
18h30 – Visita Monitorada – Exposição e Laboratórios das Engenharias
21h00 – Encerramento do evento.

Serviço
Evento: Conhecer para Cuidar
Data: 03 e 04 de junho
Hora: a partir das 09h00
Local: Mackenzie Campinas- auditório Edward Lane
Av. Brasil, 1.220, Jardim Guanabara – Campinas
Gratuito

Formulário de Inscrição

Contato:
Mackenzie Campinas
(19) 3211-4100
https://www.mackenzie.br/universidade/campinas/