Memorial Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil é aberto à visitação após reforma da Casa do Puríssimo Coração de Maria, fundada na década de 1940

Novo Memorial em Guaratinguetá

A Concrejato Engenharia – especializada em recuperação de estruturas e pioneira na combinação de serviços de retrofit e de restauro do patrimônio histórico e arquitetônico – acaba de finalizar a obra de uma edificação histórica transformada em memorial na cidade de Guaratinguetá, no Estado de São Paulo.

Foi inaugurado, em cerimônia neste sábado (23/03), o Memorial Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil, antiga Casa do Puríssimo Coração de Maria, que foi fundada em 1944 e faz parte do circuito cultural e religioso do Vale do Paraíba.

A reforma das áreas externa e interna foi entregue após um ano de trabalho, que consistiu na revitalização, modernização e adaptação do local com salas de exposição para acolher a estrutura e o material do novo museu.

“Do lado externo, fizemos o restauro e a pintura da fachada, além da renovação do pátio interno inserindo pisos intertravados com o brasão da irmandade. Internamente, a obra incluiu a adequação e modernização das instalações elétricas, climatização com instalação de ar condicionado e nova acessibilidade do prédio.

A ala direita do térreo foi transformada no espaço de visitação do memorial e as salas de reunião e de escritórios foram transferidas para o segundo andar, sendo necessária toda adequação das instalações prediais, incluindo a implantação de um elevador.

Foi um trabalho minucioso com a preocupação de preservar a história da casa. Conseguimos manter, por exemplo, as portas originais de madeira com mais de quatro metros de altura”, conta a arquiteta Fernanda Lapo, da Concrejato Engenharia.

Pertencente à Inspetoria Santa Catarina de Sena, a casa foi fundada pelo Monsenhor João Filippo e funcionou inicialmente como um orfanato para meninas. Mais recentemente, vem recebendo um trabalho educativo com crianças e adolescentes.

No pátio de entrada, está localizada ainda a Gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes. Aberto ao público, o novo memorial conta a história da chegada das irmãs salesianas ao Brasil e a cronologia das primeiras casas fundadas, além de apresentar fotos, pinturas, objetos e documentos de época.

O projeto de arquitetura foi elaborado pela arquiteta Regina Sasso, a execução dos projetos complementares foi de responsabilidade da Concrejato Engenharia, a implantação do memorial foi projetada e executada pela Base 7 Projetos Culturais e a iluminação, de responsabilidade da Mingrone Iluminação.

“O trabalho conjunto das equipes trouxe um Memorial inovador com tecnologias e interatividade”, afirma Maria Aparecida Soukef Nasser, diretora de Operações da Concrejato Engenharia.

Contato:
Concrejato Engenharia
(21) 3147-4200 / (11) 4550-6301
http://www.concrejato.com.br/