Após adiamento de exposição em museu, o artista visual Thiago Toes cria trabalho digital interativo

Thiago Toes em versão digital

Afastamento social provoca e favorece criações de obras digitais

Desde o final do mês de março as atividades culturais promovidas por instituições artísticas foram canceladas, devido a quarentena imposta pelo governo em decorrência do avanço de casos oriundos pelo Covid-19, desde então artistas e agentes culturais vêm se desdobrando para manter ativo todo um sistema cultural.

E foi através da tecnologia e principalmente das redes sociais que artistas, curadores, galerias e museus encontraram um espaço de visibilidade a ser explorado, através das lives, vídeos e mostras virtuais, dessa forma a internet se tornou o principal elo entre a produção intelectual artística com o seu espectador.

Para o artista Thiago Toes o confinamento despertou novas ideias para sua produção, com exposição agendada e adiada durante o mês de maio na Casa do Olhar Luiz Sacilotto em Santo André com curadoria de Paula Borghi, Toes resolveu fazer de seu adiamento uma possibilidade de desdobrar sua pesquisa para outras plataformas, o artista que teria sua primeira individual em um museu determinou que daria seguimento em sua exposição e faria da suspensão um marco em sua carreira, respeitando as diretrizes da OMS.

Foi quando teve o insight ao se questionar “O que conecta a todos de uma maneira democrática sem o contato físico?” justamente a internet e suas redes sociais, portanto Toes junto de Adriano “Fino” que é músico e programador criaram um filtro através da plataforma do Instagram, que proporciona uma nova experiência estética de adentrar seus já conhecidos universos, antes criados em pinturas em telas e grandes murais, agora é possível interagir com sua obra através da realidade aumentada, simplesmente com o celular.

Para o artista “Essa ação surgiu como extensão do trabalho FENDA. A ideia era que as pessoas interagissem com a obra de dentro de suas casas, imergindo para dentro de um outro universo, inicialmente meu, e conforme a interação fosse se tornando delas”.

O filtro está disponível na rede social Instagram desde o dia 02 de junho, para ter acesso basta entrar no perfil @thiagotoes e acessar seu IGTV. Lembrando que a exposição no espaço físico da Casa do Olhar Luiz Sacilotto será reagendada conforme as normas dos órgãos competentes.

Serviço:
Projeto experiencial
https://www.instagram.com/thiagotoes/
https://www.instagram.com/ar/704359503660210/

Contatos:
Thiago Toes
(11) 952-983-051
http://www.thiagotoes.com

Oma Galeria
(11) 971-533-107
contato@omagaleria.com
https://www.instagram.com/omagaleria/

 

Sua conexão com o Arqbrasil