A tecnologia que envolve a realidade virtual está se tornando um padrão para a indústria da decoração – construção e traz enormes benefícios para a nova era de arquitetura digital. / Por Fabio Costa

Planta decorada em realidade virtual

Com ela, é possível investir em diferentes ferramentas que permitem que as pessoas visitem e interajam com imóveis digitais, substituindo os clássicos decorados por óculos de realidade virtual. A tecnologia traz como novidade a possibilidade de o cliente personalizar completamente o imóvel em tempo real, impossível de se realizar em uma visita no meio físico.

Por meio de um software, o usuário é totalmente imerso em um ambiente 3D completamente realista, no qual é livre para caminhar fisicamente ou então utilizando os controles do headset de realidade virtual. Uma vez dentro da simulação, o visitante estará equipado com ferramentas que permitem experimentar uma série de itens decorativos.

Navegando por um catálogo de opções, o usuário poderá utilizar uma paleta de cores, pegar itens, mover objetos e realizar infinitas possibilidades. Por exemplo, com um simples clique poderá mudar a cor da parede ou o modelo do sofá, a luminosidade da sala ou ainda trocar a disposição de toda a cozinha.

O que é particularmente interessante nessa experiência é a possibilidade de vivenciar em tempo real as combinações escolhidas, observando quais são as alterações que mais valorizam o ambiente. Uma customização de qualquer ambiente requer que os consumidores tenham em mente espaçamento, elementos funcionais, cores e acabamentos tipicamente visualizados por desenhos e paletas.

O VR proporciona todos esses elementos em uma única ferramenta. O software desenvolvido simula um estúdio decorado, onde é possível escolher acabamentos, tipos de piso, cores e textura para a parede, posicionamento dos móveis, dentre outras interações.

Os modelos são cada vez mais realistas, proporcionando uma experiência imersiva riquíssima ao usuário final. Além disso, por permitir a criação de múltiplos ambientes, o custo benefício com o decorado digital é muito mais baixo e ainda colabora para a sustentabilidade de materiais. Basta possuir a planta do projeto para que o seu decorado digital seja construído de ponta a ponta em VR.

A realidade virtual está se desenvolvendo rapidamente e, em alguns anos, será uma parte integrada das vidas das pessoas. A ferramenta também se mostra vantajosa pois é possível mensurar todas as escolhas feitas pelos usuários em sua experiência, gerando relatórios para as construtoras com base nas opções escolhidas, inclusive auxiliando o fabricante a fazer o planejamento de produção por meio de relatórios de tendência.

Por fim, o software permite gerar imagens 360 do imóvel decorado para serem enviadas por e-mail para o usuário, garantindo assim que ele tenha acesso diretamente ao conteúdo pré-escolhido para mostrar aos amigos e familiares. O futuro está aí!

Fabio Costa é CEO da agência Casa Mais, pioneira em realidade virtual e, agora, também especializada em realidade aumentada.

Contato:
agência Casa Mais
(11) 3467-1985
https://agenciacasamais.com.br/